Como funcionam as sessões?

14/05/2020 15:26

 

A psicoterapia infantil possui algumas peculiaridades.

A primeira, é a necessidade de um primeiro contato apenas com um ou mais responsáveis pela criança, sem a presença desta. 

É importante que a criança não compareça nesse primeiro momento, pois muitos tópicos serão abordados sob diferentes ângulos.

Isso auxilia na qualidade da coleta de dados e,  "poupa" a criança de escutar sobre alguns assuntos delicados, e que poderiam comprometer negativamente o desenrolar do processo psicoterapêutico. 

Outro aspecto relevantes da psicoterapia infantil é que, em função da criança não expor seus sentimentos da mesma forma que um adulto, a avaliação psicológica é tratada separadamente e de forma lúdica, nas sessões iniciais, após a criação de um vínculo entre paciente e psicóloga.

O contato com as demais redes de apoio, como escola, e profissionais envolvidos no tratamento, também faz parte do processo terapêutico.

Somente após o término da avaliação, que dura entre 4 e 6 sessões, é que a psicóloga realiza a devolução dos resultados e estipula um plano de tratamento.

Por fim, a participação dos pais na melhora do sintoma da criança é extremamente importante

Caso não haja um suporte para que a mudança ocorra fora das sessões, o tratamento se torna inviável e tende ao fracasso.

baron.psicologia@gmail.com